Sobre Ciça Sá Fotografia Afetiva

Sobre

Ciça

A fotografia é uma ferramenta que existe em minha vida e que me permite me conectar às pessoas. Ou melhor, me conectar COM as pessoas.

Com o passar do tempo, amadureci essa vocação e a transformei em um ofício, um trabalho que exerço com muita satisfação e naturalidade.

Aliás, naturalidade é uma marca da minha fotografia. Prefiro os gestos e expressões espontâneos, que nascem no meio dos movimentos, às poses rígidas, ao controle do outro. Prefiro uma direção leve, respeitosa, calma.

Gosto de fotografar as pessoas e suas famílias, as crianças, os idosos, as relações que nascem e os vínculos que se fortalecem.

Tenho um grande amor pela luz natural e pelos espaços abertos, pela natureza, pelo orgânico, pelo real, por tudo aquilo que é e existe sem muito esforço.

Intimamente, aprecio o silêncio, a observação solitária das coisas e das pessoas, como forma de inspiração e de meditação.

Acredito que podemos trazer toda a nossa experiência de vida para a fotografia e por isso ela é uma troca tão potente. Além disso, vejam que mágico, ela congela, pausa, suspende, em forma de imagem, os acontecimentos, pra que a gente possa voltar neles sempre e sempre.

Mais ainda do que isso, a fotografia permite que nos vejamos, que enxerguemos a nós mesmos e aos outros de um jeito único e, ao mesmo tempo, múltiplo.

Para mim, fotografar é me envolver, ouvir histórias, sentir emoções novas, exercer a empatia e e o não julgamento. E, por que não dizer, é também uma forma de amar.